Com as recentes notícias alarmantes sobre os problemas ambientais que nosso planeta sofrerá num futuro próximo, cresce a importância da consciência ecológica de cada um em relação ao seu papel para preservar nosso habitat e seus recursos naturais.
Os webdesigners e usuários da internet também têm como influenciar nessa preservação. É o que defende o movimento ”BlackBack Web Theory” (Teoria do fundo preto na internet).
Segundo esta teoria, os monitores de computador gastam mais energia para exibir imagens na cor branca do que aquelas com cores mais escuras.
Para exibir uma tela branca, que é a junção de todas as cores, o monitor consome cerca de 74 watts. Uma tela preta (que é a ausência de cores), por sua vez, consome 59 watts.
Os adeptos da BlackBack Web Theory defendem que os sites utilizem cores de fundo como preto, azul marinho, verde e roxo, que gastam menos energia.
O Instituto Akatu calcula que se um site que recebe cerca de 200 milhões de visitas diárias com duração média de 10 segundos, por exemplo, trocasse a cor de fundo por preto ao invés do branco, economizaria em 12 meses 750 MWh — energia suficiente para abastecer 284 famílias durante um ano.
O site www.risingphoenixde
Fonte: http://www.interior
