Discoteca sustentável

This entry was posted in Por E-mail, Por um mundo melhor. Bookmark the permalink.

Entre nessa dança e use sua força e energia para salvar a natureza

por Priscilla Santos

Todos nós podemos gerar energia elétrica. E é melhor você assumir esse fato, pois pode estar aí o futuro do nosso planeta. Pelo menos no que depender de um grupo de holandeses que botaram na roda uma idéia que pode dar samba (ou funk, hip hop, como preferir): uma danceteria sustentável, que já funciona como um evento itinerante e deve virar clube permanente em 2007 em Roterdã.

O projeto inclui abastecimento dos banheiros com água da chuva, paredes que mudam de cor numa reação ao calor e turbinas de vento para arejar o terraço. No bar, cerveja orgânica, claro. Mas o grande destaque da noite fi ca por conta da pista de dança. Enquanto as pessoas sacolejam ao som de DJs, um sistema sob o assoalho capta a energia gerada pelo movimento na pista e a conduz até um gerador que a transforma em eletricidade, usada em alguns equipamentos do clube. Um ganho e tanto, visto que, funcionando três vezes por semana, uma casa noturna gasta por ano 150 vezes mais energia elétrica que um lar. E pensar que tudo começou numa equação básica que aprendemos nas aulas de física: energia mecânica gera energia elétrica (a lógica que bota as turbinas das hidrelétricas para funcionar).

Ou mais: energia gera energia. A cada passo que damos, deixamos energia para trás. Se você não consegue aproveitá-la, pode ao menos usar braços e pernas para poupar a natureza: vá de escada em vez de elevador, use espremedor de laranja manual e dispense a batedeira elétrica para fazer claras em neve. Você poupa o bolso e o planeta.

Related Posts with Thumbnails