Antigamente os povos utilizavam a dança como forma comunicação, e só começou a ter um sentido social durante o Renascimento. Esse movimento cultural dos séculos XV/XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, cultura, política, dentre outras. Dentro deste contexto, a dança também sofreu profundas alterações que já vinham se arrastando através dos anos, quando começou a ser dançada em festas da nobreza, como entretenimento.
Durante o século XIX, a valsa já dividia espaço com a polca nos salões. Neste contexto a dança social foi se tornando acessível aos menos privilegiados, que, inevitavelmente, com estas alterações foram se unindo às danças sociais, dando origem a uma nova vertente da música, dançada por casais, que mais tarde seria denominada Danças de Salão.
No século XX a forma de dança em casal como mero entretenimento e realizada em ambiente fechado (salões) foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas onde deu origem às muitas variedades á medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como salsa, bolero, rumba etc, e até mesmo o swing americano, que ainda hoje é preservado na sua forma original por grupos de dançarinos nos Estados Unidos e Europa. O Swing iniciou com o “Lindy Hop”, que mais tarde se desdobrou como “West Coast Swing” e “East Coast Swing”. Existe uma versão brasileira mais assemelhada ao “East Coast Swing” denominada Soltinho.
No Brasil a dança chegou graças a I guerra, quando a suíça Louise Poças Leitão, aportou em São Paulo ensinando valsa, mazurca e outros ritmos tradicionais para a sociedade.
As Danças de Salão, através dos movimentos que as constituem, nos causam uma sensação de alívio, de bem estar e alegria.
Veja abaixo alguns benefícios da dança em geral:
- Melhora a coordenação motora, o ritmo, a memória, a flexibilidade, o equilíbrio, a concentração, a resistência e a força muscular, a postura, a consciência corporal, entre outros.
- Combate o estresse.
- Aumenta a auto-estima.
- Melhora as funções vitais do organismo, como digestão, respiração e circulação.
- Gera bem estar.
- Melhora muito o condicionamento cardio-respiratório.
- Entretém, de forma gostosa, quem pratica a dança.
- Aumenta a sociabilização.
- Traz desenvoltura e desinibição ao praticante.
- Trabalha o corpo todo, deixando-o saudável e bonito.
- Alto gasto calórico.

29.03.2008 08:32
va o dança
06.03.2009 15:33
Adorei muito este site traz muita informação boa para as pessoas que não conhecem a dança, poderem conhecer um pouco mais esta prática tão gostosa. ABÇ
07.05.2009 10:02
essi é bom pra todos saber de onde vem a dança? eu adorei voi muito bom
14.06.2009 13:13
Estas informações são importantes para os que querem entrar e para os que já praticam a dança.
06.04.2010 13:52
legal este site
28.04.2011 17:28
Amei esse site … muito interessante , estava precisando disso para meu trabalho e me ajudou muito !!
06.05.2012 21:35
Caros, a informação neste post, sobre a introdução da dança de salão no Brasil, está incorreta. Nossos primeiros professores de dança de salão foram os professores de etiqueta e dança social da corte portuguesa, que vieram com dom João VI para o Brasil, no século 19. O primeiro anúncio de aulas de dança foi publicado em 13 de julho de 1811 na Gazeta do Rio de Janeiro (por sinal, nosso primeiro jornal também). O anunciante foi Luís Lacombe, mestre de danças da casa real portuguesa e professor de dança de dom Pedro I. Documentação história e mais informações em http://premioculturadadancadesalao.blogspot.com/ ou em http://www.jornalfalandodedanca.com.br (tag 200 anos dança de salão)
Sds
Leonor Costa
editora do Jornal Falando de Dança