Acabo de chegar da Bienal do livro que aconteceu no Rio Centro – RJ. Como minha primeira Bienal fique muito satisfeito de ver a quantidade de pessoas presentes (hoje foi o último dia) e a enormidade do evento. O Rio Centro vira uma grande biblioteca.
Estava em dúvida sobre qual dia ir. O que mais me interessava era um stand de troca de livros, você leva um livro em bom estado e troca por outro que estiver na prateleira. Confesso que desanimei com o tamanho da fila e acabamos gastando (eu e minha namorada) cerca de R$150 em livros para nós e para as crianças.
Valeu a pena ter ido no último dia pelos descontos, que chegavam a 60%, mas confesso que não escreveria este post se não fossem alguns ocorridos:
O primeiro foi a premiação do meu amigo Gustavo Guanabara no prêmio Blog Books. O site Guanabara.info vai virar livro e eu faço parte, de certa forma, desta conquista: foram 4 votos. huahuauhahuahuhuauha Saiba mais sobre o Guanabara.info e o Blog Books.
O segundo fato é a literatura de cordel. Desde que vi o DVD de “O Grande Encontro”, com Elba Ramalho / Zé Ramalho / Alceu Valença / Geraldo Azevedo e outros (foram 3 edições), passei a admirar e me interessar mais pela cultura nordestina. No primeiro pavilhão, escondidinho num canto tinha um stand só de literatura de cordel. O vendedor e autor daquelas estantes de puro versos é Abdias Campos. Abdias tinha tambem dois cds: um de cordel cantado e declamado e outro com músicas de cordel chamado “Rama”.
Confesso que gostei mais do cd declamado do que o com músicas. Destaque para “A história do matuto Juvenal na cidade grande e a sua volta pro interior“. Aproximadamente 8 minutos de pura abilidade com as palavras.
E em terceiro mas não menos importante, é o lançamento do livro “Aprendendo futebo com a Galera do Apito” do meu amigo e cliente Ricardo Souza. O livro é um infantil que fala um pouco sobre a história do Brasil e do futebol através do Vovô Lópes e a Galera do apito.
Parabéns a Gustavo Guanabara, Ricardo Souza, Abdias Campos, literatura de cordel e todos os nordestinos que tratam maravilhosamente bem as palavras.

21.09.2009 15:36
Meu caro amigo! A sua colaboração não foi só com os 4 votos! Vocês todos colaboraram com incentivos e com a torcida, pois sei que todos queriam levar esse prêmio! Muito obrigado por tudo! Valeeeeu!
21.09.2009 15:40
A Bienal foi Show de bola, não fui no Domingo mas tive a oportunidade de acompanhar a cobertura feita pelos amigos do twitter.
03.10.2009 21:22
O Abdias Campos interpretou o personagem do meu bisavô João Melchíades em “A Pedra do Reino”, na Globo.
Parabéns pelo blog, tive a curiosidade de conhecê-lo após escutar o Guanacast.