Partiu o Trem do Samba 2008

This entry was posted in Minha autoria, Pessoal. Bookmark the permalink.

“Décima sexta estação de trem
do ramal da central do brasil…”

Acabo de chegar de Oswaldo Cruz e não tenho palavras pra descrever o que estou sentindo. Imagine poder ver os seus maiores ídolos da música bem de pertinho, dando um show, e o melhor de tudo: de graça. Uma roda de samba em cada bar, em cada esquina, e dois palcos com shows de artistas consagrados como Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Wálter Alfaiate, entre outros além das velhas guardas da Portela, Vila Isabel, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano e o compositor e fundador do evento Marquinhos da Oswaldo Cruz

DSC09426.jpg

Esse é o Trem do Samba, grande evento comemorativo do Dia Nacional do Samba. Acredito que seja o maior evento cultural da zona norte do Rio de Janeiro. Geralmente este tipo de manifestação só acontece no Aterro do Flamengo ou na praia de Copacabana.

O esquema é o seguinte: depois do trabalho rola um esquenta na Central do Brasil. Um palco montado com vários shows fazem o esquenta da moçada. Depois começam a sair os trens lotados de musica e diversão sem escala com destino a Oswaldo Cruz. Cada vagão tem um convidado especial. Este ano saí tarde da Hostnet e peguei a festa direto em Oswaldo Cruz. No meu primeiro ano peguei o vagão da velha guarda do Império Serrano. A velha guarda dispensa comentários.

A festa é espalhada pelo bairro, se concentrando nos dois lados da estação. Mas quem quiser também tem shows na praça Paulo da Portela, em frente à “Portelinha” (não é a portelinha da nvela não hehehe). O lado da rua João Ribeiro é o mais lotado. Foi esperado um público de mais de 60 mil pessoas. Acredito que deveria ter mesmo. Os artistas se revesam entre os dois palcos, por isso fui para o palco do outro lado de Oswaldo Cruz que fica na praça da rua Átila da Silveira. Geralmente aqui é um pouco mais vazio e dá pra curtir a música mais tranquilo. Além de ser mais perto de casa. Fui com a câmera da empresa, e como ela é grande os segurança achavam que eu fosse fotógrafo de algum site, o que de certa forma não deixa de ser verdade, e tive acesso livre ao palco e facilidades para algumas fotos. Como nao sou nenhum profissional as fotos não ficaram muito boas, mas dá pra ter uma noção de como foi.

Não deu pra pegar do início mas valeu muito a pena ver os shows de Marquinhos de Oswaldo Cruz; Moacyr Luz; Agrião; Mauro Diniz e quase fui as lágrimas com Dona Ivone Lara.

DSC09476.jpg

Parabéns ao cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz que idealizou o projeto.

Related Posts with Thumbnails