TV digital = fracasso?

This entry was posted in Por E-mail. Bookmark the permalink.

Ela estreou há quase 2 meses. O brasileiro que quis assistir à TV digital precisou comprar set top boxes caros e aparelhos de TV super luxuosos (sem falar nas linhas de resolução 1080p e 1080i ou seja FULL HD ou NÃO FULL HD, não é mesmo?), para descobrir que, na prática, ela ainda é quase inexistente por aqui. “Gastei mais de 5 mil reais para assistir à novela das 8”, disse um telespectador em email enviado para a redação do Olhar Digital.

Depois de todo o barulho feito por emissoras, fabricantes de aparelhos de TV e governo, apenas 10 mil domicílios na Grande São Paulo são atingidos pelo novo formato 2 meses após sua estréia. Foi o que informou o jornalista Daniel Castro em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo. Por mais que especialistas já aguardassem um início fraco, a TV digital no país, da forma como foi implantada, parece piada. Os envolvidos esperam alavancar o novo sistema a partir de março (???). Mas de que vale anunciar, por exemplo, um Jornal em HD se apenas as cabeças em estúdio são transmitidas no novo formato? O mais importante de um telejornal, que são as suas matérias, continuam em formato standard, ou SD. E imagine o trabalho e a “grana” que uma emissora precisará investir para que a sua repetidora lá no interior do Acre comece a enviar material em HD para a matriz? Dramático, né…

A não ser que você já tenha em sua casa um aparelho blu-ray ou HD-DVD, ou tenha uma internet super-banda larga para baixar filmes em alta definição via site da Apple, a dica é a seguinte: espere, e MUITO, para gastar algum dinheiro com esses “devaneios brasileiros”.

Fonte: Igor Lopes/Olhar Digital

Related Posts with Thumbnails